Sócia Filipa Esperança
Áreas de Actuação
- Administrativo Geral, Contratação Pública, Contencioso e Arbitragem
- Ordenamento do Território e Planeamento
- Imobiliário, Reabilitação Urbana e Urbanismo
- Turismo
Idiomas
- Português
- Inglês
Formação Académica
- Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1999).
- Pós-graduada em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito de Coimbra, Instituto Jurídico da Comunicação (2000).
- Pós-graduada em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, pela Faculdade de Direito de Coimbra, CEDOUA – Centro de Estudos de Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente (2003).
- Pós-Graduada em Direito das Autarquias Locais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (2006).
Experiência Profissional
- Sócia da Abalada Matos, Moraes Cardoso e Associados, Sociedade de Advogados, RL (2020).
- Integra a Abalada Matos, Moraes Cardoso e Associados, Sociedade de Advogados, RL, desde 2019.
- Associada na GSMLAW, Sociedade de Advogados, RL (2018), com funções especialmente vocacionadas para o desenvolvimento da prática em assuntos de Direito Público.
- Associada na Miranda Correia Amendoeira & Associados (2008-2015) e na Miranda & Associados (2015-2018), tendo exercido a sua atividade sobretudo na área do direito público administrativo, ordenamento do território e urbanismo, ambiente, imobiliário e contencioso administrativo (2008-2017).
- Consultora Jurídica na Câmara Municipal de Setúbal na área do Urbanismo (2002-2008).
- Assinou vários artigos de opinião e comentários em jornais nacionais e revistas jurídicas sobre questões de Direito Público e ministrou ações de formação nos domínios do ordenamento do território e urbanismo.
- Inscrita como Advogada na Ordem dos Advogados desde 2002.
Publicações
- Direito Administrativo de Angola (coletânea de legislação) - Plural Editores (2014);
- Direito do Ambiente de Angola (coletânea de legislação), com compliance plan em matéria ambiental - Plural Editores (2015).